About England
- Palácio de Westminster: Desde 1512 é a sede de duas casas do Parlamento, a Casa dos Comuns e a Casa dos Lordes. É onde fica o Big Ben, que, por sinal, não é o big relógio, e sim o big sino que fica no mesmo local.
- Catedral de Saint Paul: Na Galeria dos Sussurros, você consegue ouvir um cochicho do outro lado do domo gigante. Mas, calma! Não é assombração: é só a acústica do local.
- Palácio de Buckingham: É onde mora a Rainha da Inglaterra (God save the Queen!). É aberto para visitação somente nos meses de agosto e setembro, quando a Rainha tira uma folguinha e faz sua viagem anual para a Escócia.
Cultura
- Mais de 320 mil atrações musicais acontecem anualmente em Londres, e 17% delas são gratuitas. Por semana, são aproximadamente 620.
- Sherlock Holmes, o detetive mais famoso do mundo, morava em Londres, na Baker Street, 221B. O endereço existe de verdade e lá tem um museu dedicado ao personagem.
- Existem 395 bibliotecas em Londres, que, juntas, possuem milhões de livros. Lá também existem 900 livrarias, duas vezes mais que em Nova York.
- Notting Hill: Lá acontece o maior carnaval de rua da Europa (ou você achava que só tinha carnaval aqui no Brasil?). É sempre no último fim de semana de agosto.
Gastronomia
- Uma das comidas típicas mais famosas de Londres é o “fish and chips“: pedaços de peixe empanados e batatas fritas. Detalhe: são servidos em embalagem feita de jornal (meio eca, né?).
- Tomar chá preto com um pouquinho de leite é um hábito comum entre os londrinos – especialmente às 5h da tarde.
- Os Guardiões da Torre de Londres são chamados de Beefeaters – comedores de bife. Isso porque, antigamente, eles ocupavam uma posição privilegiada quando formavam a Guarda Real, sendo permitido a eles comer quanta carne quisessem da mesa do rei.
Miscelânea
- Em 1642, o Rei Charles I tentou prender cinco membros do Parlamento por traição. Só que não deu certo (#fail). A partir de então, é proibida a entrada de Reis e Rainhas da Inglaterra na Casa dos Comuns, no Palácio de Westminster.
- O Rio Tâmisa já foi super poluído e sem vida. Mas 150 anos de tratamento deixaram o rio novinho, super limpo e com cerca de 121 espécies de peixes vivendo em suas águas. Legal, né?
- Os ônibus vermelhos, símbolos de Londres, chamados de Routemasters, estão sendo substituídos por ônibus mais modernos.
- O metrô de Londres é o mais antigo do mundo, e um dos maiores. Começou a ser construído em 1863 e possui 275 estações, com 408 km de trilhos.
- Diz uma profecia que, quando os seis últimos corvos abandonarem a Torre de Londres, será o fim da cidade. Mas os londrinos levam a profecia a sério e criaram o cargo de Ravenmaster (Mestre dos Corvos), cuja função é alimentar e proteger as aves. Até hoje, no mínimo 6 corvos vivem na Torre, tratados exclusivamente pelo Ravenmaster.
Nenhum comentário:
Postar um comentário